FC Brasil
O programa Family Connections foi criado pelo National Education Alliance for Borderline Personality Disorder (NEABPD) para instrumentalizar os familiares de portadores de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) a lidar com essa condição. Em 2019, o Family Connections (FC) foi trazido ao Brasil por intermédio dos profissionais do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ADRE-IPq-HC-FMUSP), quando foi realizada a primeira formação de líderes - Family Connections Leaders Training - ministrada pelo NEABPD em parceria com o IPq-HC-FMUSP.
Desde meados de 2020, integrantes do DBT-Lab (Centro Paradigma) e do ADRE-IPq-HC-FMUSP se juntam nessa força tarefa de ampliar o programa Family Connections para os familiares de portadores de TPB dentro do Brasil.
E assim, nasce o FC Brasil, uma Associação sem fins lucrativos, com o intuito de promover psicoeducação sobre TPB e dar suporte aos familiares dessas pessoas no nosso pais.
Conexões Familiares/Family Connections™
O Family Connections™ é um programa baseado em pesquisas financiadas pelo National Institute of Mental Health e mantido pela National Education Alliance for Borderline Personality Disorder (NEABPD) nos EUA. A iniciativa também está presente na Austrália através do NEABPD Australia e no Canadá, pela Sashbear Foundation. Acreditando no valor do programa, criamos o “Conexões Familiares - Brasil” para ampliar o seu alcance entre famílias brasileiras.
O programa Conexões Familiares/Family Connections™ é um programa destinado exclusivamente a familiares de pessoas com transtorno de personalidade borderline e outros transtornos mentais com desregulação emocional (DE). É baseado em evidências científicas, é gratuito e composto por 12 encontros/aulas de 2 horas cada, além de 1 a 2 horas de prática e tarefas semanais extra-aula. Ele provê educação, treinamento de habilidades e suporte para pessoas que convivem e/ou apoiam pessoas com transtorno de personalidade Borderline (TPB) e que sofrem de desregulação emocional (DE).
Equipe
-
Psi. Aguida França Pinheiro
Psicóloga clínica, Formação em andamento do curso de Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicologia (IACEP). Especialização em Terapia comportamental pela Universidade de São Paulo – USP. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC. Extensão Universitária em Curso de Verão em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Membro do Laboratório DBT-Lab (Paradigma: Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento) desde 2020. Líder de grupo do Family Connections, treinadora de Habilidades de DBT e pesquisadora voluntária do núcleo de pesquisa do DBT-Lab.
-
Ms. Ana Luíza Martins de Andrade
Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie (2012). Especialista em Neuropsicologia (IPAF, 2014), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie, 2017) e Pós graduada em Direitos Humanos e Sexualidade (Universidade Anhembi Morumbi, 2021). Membro do DBT-LAB (Laboratório de Terapia comportamental Dialética - Centro Paradigma), Líder em Conexões Familiares do Family Connections). Atua como Psicóloga Clínica e Acompanhante Terapêutico, atendendo adolescentes e adultos.
-
Andréa Vargas
Nutricionista CRN3 32180
Graduada em Nutrição esportiva, estética e Wellness pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM (Programa de Transtornos Alimentares) do IPq-HC-FMUSP. Coordenadora do ambulatório GRECCO (Grupo de Assistência e Estudo do Comer Compulsivo e Obesidade) no AMBULIM-IPq-HC-FMUSP, voluntária do Ambulatório de Bulimia Nervosa e do PROTAD – Programa de atendimento, ensino e pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da USP; Nutricionista responsável pelo Curso de Workshop em Transtornos Alimentares do AMBULIM-IPq-HC-FMUSP, voluntária do DBTLAB do Paradigma – Centro de Ciência e Tecnologia do Comportamento.
-
Prof. Dr. Eduardo Martinho Jr.
Doutor em psiquiatria pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Coordenador e Cofundador do ADRE-IPq-HC-FMUSP (Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções) do SEPIA-IPq-HC-FMUSP (Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da USP). Colaborador de pesquisa do Hospital McLean da Harvard Medical School. Treinador oficial de GPM pelo Gunderson Personality Disorders Institute, Mclean Hospital. Family Connections Program Leader – NEABPD.
-
Psi. Isabelle Tortorella
Psicóloga Clínica
Terapeuta familiar Sistêmica- PUC - SP
Especialista em Transtornos Alimentares - AMBULIM IPq-HC-FMUSP
Coordenadora da equipe de Família da ECAL (Enfermaria do Comportamento Alimentar) - e GEAHTA (Grupo Especializado de Homens com Transtornos Alimentares) AMBULIM IPq-HC-FMUSP
Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo The Linehan Institute and Behavioral Tech - EUA.
Habilitada como “Family Connections Program Leader” (National Education Alliance for Borderline Personality Disorder -NEA BPD).
Treinamento do Novo Modelo Maudsley Baseado em Habilidades Familiares com a Jenny Langley oferecido pelo CEBRATA (Centro Brasileiro de Atualização em Transtornos Alimentares).
https://isabellepsicologa.com.br/
-
Dra. Isabella D’Andrea Garcia da Cruz
Preceptora da Graduação da Disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Supervisora do Ambulatório para Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções, Psiquiatra formada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.
-
Psi. Julia Pacheco Fanton
Psicóloga formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e sexóloga pelo Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex). Atua como psicoterapeuta comportamental contextual de casais, adolescentes e adultos. É membro do Family Connections Brasil e coordenadora do núcleo do Family Connections, dentro do DBT-Lab.
-
Dra. Luciana Payne
Psicóloga clínica no “Family services” do “3 East Boys Intensive Program” do Mclean Hospital - Harvard Medical School. Instrutora na Harvard Medical School. Doutora em psicologia pela University of Nevada-Reno. Pós-Doutorado no Mclean Hospital, Harvard Medical School. Membro do board de diretores da NEA-BPD. Diretora do The Be Center, centro especializado em tratamentos para familiares, EUA.
-
Dr. Marcelo J. A. A. Brañas
Médico e psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Cofundador e Supervisor do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE-IPq-HC-FMUSP). Research Fellowship no Mclean Hospital, Harvard University. Treinador oficial de GPM pelo Gunderson Personality Disorders Institute, Mclean Hospital. Family Connections Program Leader – NEABPD.
-
Dr. Marcos S. Croci
Médico e psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Cofundador e Supervisor do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE-IPq-HC-FMUSP). Research Fellowship no Mclean Hospital, Harvard University. Treinador oficial de GPM pelo Gunderson Personality Disorders Institute, Mclean Hospital. Family Connections Program Leader – NEABPD.
-
Psi. Mariana Bueno Netto
Psicóloga Clínica, certificada em DBT Intensive Training pela DBT Brasil e Behavioral Tech Institute e em DBT-PE Protocolo de Exposição Prolongada da DBT para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) por Melanie Harned para Behavioral Tech e DBT Brasil. Formação em Terapia Comportamental e Cognitiva AMBAN-IPq-HC-FMUSP, formação em Traumatic Stress Studies do Trauma Research Foundation (Boston, MA, USA). Treinamento de Líderes no programa Family Connections pelo FC Brasil/NeaBPD. Voluntária assistencial e de pesquisa do Laboratório de Terapia Comportamental Dialética DBT-Lab-Instituto Par desde 2021, onde colabora com pesquisas sobre o programa Family Connections no Brasil, sobre evidências da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e Transtorno do Estresse Pós-traumático. Membro do Conselho da Associação FC Brasil-Conexões Familiares Brasil.